Datas que contam um pouco da história do Brasil no mês de abril


Dia 19/04 dia do Índio

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o "1.º Congresso Indigenista Interamericano", no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México.

Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.

Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes no congresso. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que atua colaborando na coordenação das políticas indígenas na América.


Dia 21/04 dia de Tiradentes

O Dia de Tiradentes é comemorado 21 de abril no Brasil desde 1965, pela Lei Nº 4.897.

Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.

Com o objetivo de enfatizar a importância dessa figura multifacetada no desenvolvimento da história do Brasil, a data faz referência ao dia de sua morte, quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

Segundo ele: "se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la".


Dia 22/04 dia do Descobrimento do Brasil

A descoberta do Brasil indica o momento em que a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou à cidade de Porto Seguro, hoje estado da Bahia. O Dia do Descobrimento do Brasil refere-se ao 22 de abril de 1500, data em que os portugueses chegaram às terras onde, mais tarde seria o Brasil.


Fonte de informação site https://www.todamateria.com.br/ , leia as matérias na integra e saiba mais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon