8 de março dia Internacional da Mulher

É uma data que vai além das flores e dos elogios,o Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

A mobilização política de mulheres trabalhadoras contra a desigualdade de gênero, no âmbito profissional, foi uma das grandes influências para o 8 de março, e elas continuam até hoje.

Ainda se comemora essa data como um dia para a mulher na forma lúdica.

Segue dica de livros e filmes para que você tenha a compreensão e conhecimento do real motivo do dia de dedicado a Mulher.


Revolução em Dagenham (2010)

O primeiro filme da lista que preparamos sobre o empoderamento feminino é a Revolução em Dagenham. O filme mostra mulheres que protestam em busca de igualdade de gênero. Dagenham é um bairro londrino, onde ficarava a sede de uma das fábricas da Ford. Além do mais, a história se passa em 1968, quando a empresa empregava 55 mil funcionários homens e apenas 187 mulheres – que trabalhavam como costureiras dos bancos de automóveis. O protesto dessas mulheres era, principalmente, em prol de melhorias nas condições de trabalho e salários competitivos aos dos homens.

Sally Hwakins em Revolução em Dagenham – Fonte imagem: fotograma Youtube Sony Pictures Classic

As Sufragistas (2015)

O direito ao voto no Brasil só foi conquistado em 1932. Além disso, ainda no século XX, a educação feminina era voltada somente aos cuidados com o lar e a familia. Pois bem, este filme mostra exatamente isso. Londres, começo do século XX, início do movimento feminista que tentou chamar a atenção de políticos, procurando incluir as mulheres às questões de voto e educação. No filme, as incríveis atrizes Meryl Streep, Helena Bonham Carter e Carey Mulligan nos fazem experienciar como foi a realidade desta época.

Carey Mulligan em As Sufragistas – Fonte imagem: fotograma Youtube Movieclips Trailers

Rainha de Katwe (2016)

História sobre a vida de Phiona, interpretada pela atriz Madina Nalwanga, a menina que mora numa região pobre de Uganda, orfã de pai e que é obrigada a deixar a escola para trabalhar nas ruas. Após assistir à uma aula de xadrez, se apaixona pelo jogo e decide que irá superar todas as suas dificuldades para realizar o sonho de se tornar uma das melhores enxadristas do mundo. Entre as várias lições do filme – amor à família, persistência, humildade e desapego aos bens materiais – o drama mostra a trajetória de ascensão de Phiona em meio às adversidades.

Madina Nalwanga em Rainha de Katwe – Fonte imagem: fotograma Youtube Walt Disney Studios


Estrelas Além do Tempo (2017)

O filme baseado em fatos reais conta a história de três mulheres negras que trabalham na NASA em 1961, durante a Guerra Fria. O foco é ressaltar a invisibilidade feminina na agência americana, já que o local de trabalho era exclusivamente masculino, assim como a forte questão do preconceito racial. Esse filme é maravilhoso, pois as protagonistas, interpretadas por Janelle Monáe, Taraji P. Henson e Octavia Spencer, após muita persistência, tornaram-se fundamentais para a trajetória dos EUA.

Taraji P. Henson em Estrelas Além do Tempo – Fonte imagem: fotograma Youtube 20th Century Fox



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2129 

Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

95032-600

Tel: (54) 3066-1818

Transformando sonhos em obras de arte...

Todos os direitos reservados a Solus Incorporadora Ltda

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon