13 de Julho só vai tocar Rock Roll na vitrolinha.

No dia 13 de julho é comemorado o Dia do Rock, além de ter muita música boa rolando nesse dia,várias pessoas acabam querendo descobrir mais sobre a origem e influências desse ritmo. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock". O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 entre outros.


Origem :

O rock surgiu no final dos anos 1940 da combinação de diversos outros estilos, como o folk, o country, o jazz e o R&B. E ganhou destaque devido ao seu instrumento principal, a guitarra, que é conhecida por transmitir uma sonoridade marcante, explorando diversos timbres e efeitos. É a verdadeira marca do rock!

A partir de 1950 o rock chega a outro patamar, com artistas como Elvis Presley, Bill Haley e Carl Perkins, que dominaram as paradas musicais da época com hits que são conhecidos até hoje. Depois daí, o sucesso não parou mais e várias vertentes do estilo foram nascendo e levando o nome do rock adiante!


Principais vertentes do Rock:


Rockabilly é considerado o pai de todos os outros subgêneros que vieram após. Inspirado pelo ritmo empolgante do country, o rockabilly (junção de “rock” e “hillbilly”, termo que pode ser traduzido como “caipira”, no português) foi um grande sucesso nas vozes de Bill Haley e Elvis Presley, que popularizaram o estilo.


Blues Rock na década de 60, a pegada foi para o lado do blues, ritmo oriundo e muito popular nos Estados Unidos. Seus precursores foram bandas como Rolling Stones, Doors, Cream e The Who, que apostavam na melodia com a guitarra em um tempo alto e riffs pesados.


Hard Rock,Inspirado no Blues Rock, o Hard Rock marcou a década de 1970. Devido ao seu som pesado de guitarra distorcida e solos proeminentes, ele se destacou dos outros subgêneros com a ajuda de Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC, KISS e Queen.


Punk Rock um gênero considerado por muitos um símbolo da rebeldia, suas músicas têm como característica a rapidez, com letras que falam de temas políticos e sociais. Algumas das bandas punks mais conhecidas são: Sex Pistols, The Clash, Television e Ramones.


Heavy Metal que ganhou destaque na década de 80, o Heavy Metal surgiu como uma forma de protesto contra o punk rock. Seu som é muito mais pesado e encorpado que os outros subgêneros do rock, caracterizado pelo tom sombrio das músicas. As bandas mais conhecidas desse gênero são: Iron Maiden, Motörhead, Saxon e King Diamond.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon

Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2129 

Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

95032-600

Tel: (54) 3066-1818

Transformando sonhos em obras de arte...

Todos os direitos reservados a Solus Incorporadora Ltda

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon