Conheça os atletas que a Solus apoia

A Solus acredita que o esporte é o alicerce do sucesso! Além de proporcionar disciplina, também aumenta a autoestima e confiança do atleta, bem como auxilia na manutenção do bem-estar e condicionamento físico. Pensando nisso, apoiamos atletas extremamente comprometidos e dedicados no judô, tênis e MMA.


Conheça mais sobre Arthur Bonato, Letícia I. Fonseca e Valdemir Máscara, os nossos atletas de ouro!



Arthur Bonato

Arthur Bonato é natural de Canoas - RS e, com apenas com 12 anos, já se tornou uma promessa para o judô. Ele conta que sempre gostou de esportes. Pratica judô desde criança e cresceu no meio esportivo: “O judô é a minha vida, pois grande parte dela eu pratiquei o esporte”.


Arthur relata que na infância costumava ser uma criança muito agitada, então quando completou 3 anos de idade sua mãe o colocou para fazer aulas de judô, que eram ministradas na escolinha que ele estudava.


Um prodígio desta modalidade esportiva, Arthur já coleciona vários títulos: Campeão Brasileiro Sub-13, Vice-campeão Pan-americano 2022, Bicampeão Brasileiro Regional, Campeão Copa SP, Campeão Copa Rio Internacional, Tri Campeão Estadual, Campeão Meeting e Interclubes 2022. Atualmente, está se preparando para o Campeonato Pan-Americano que ocorrerá em Lima no Peru, através de uma preparação física bem forte e focada em 3 treinos diários de segunda a sexta-feira. Essa será a segunda competição a nível internacional que participará fora do Brasil. Em novembro do ano passado, ele disputou o Pan-Americano no Panamá, no qual foi vice-campeão.


Para controlar a ansiedade que antecede as competições, Arthur treina muito e revelou a técnica que utiliza para se sentir mais seguro: “Na semana da competição, antes de dormir, costumo imaginar como se eu estivesse no local durante a luta. Sinto como se estivesse ouvindo a torcida a favor e a contra também. Então, quando finalmente entro para competir, estou tranquilo porque sinto como se já tivesse vivido aquilo ali. Por isso, não me sinto nervoso, só coloco em prática o que eu treinei incansavelmente para fazer”.


Os atletas que mais admira e se identifica são João Derly, Daniel Cargnin e Mayra Aguiar.


Para ele, o apoio da Solus representa a esperança de continuar no esporte. “Sem esse apoio e essa parceria, seria praticamente impossível seguir em frente, pois os custos são bem altos: preparação, treinos, quimonos e competições. A minha parceria com a Solus ocorreu no ano passado: durante uma campanha para que eu pudesse ir para o Pan-Americano no Panamá, uma amiga viu e nos indicou para o David, que prontamente aceitou a parceria e vem desde então me apoiando sempre”.


O jovem Arthur se sente profundamente grato por fazer parte do nosso time de atletas. Conheça a seguir a história de Letícia Ioris Fonseca, a promessa do tênis!


Letícia Ioris Fonseca

Letícia conta que desde de muito pequena sempre gostou muito de esportes: “Na infância eu já gostava de esportes e cheguei a praticar vários na escola, como futebol e vôlei. Por influência do meu pai, jogava tênis amador na região e, assim, eu fui apresentada a esse esporte incrível entre os meus 8/9 anos. Cheguei a fazer algumas aulas, mas logo tive que parar de jogar por condições financeiras e, aos 10/11 anos, voltei a jogar e desde então nunca mais parei”.


Perguntamos à Letícia se ela se inspira em algum atleta nacional e ela revela as suas maiores inspirações: “O Gustavo Kuerten, o Guga, é um grande ídolo nacional e referência para toda criança que inicia no esporte. Atualmente, a Bia Haddad Maia me inspira muito com os resultados que ela vem alcançando e trazendo visibilidade para o tênis no Brasil. Também admiro muito uma das maiores jogadoras de voleibol feminino da atualidade, Gabriela Guimarães, pela disciplina e dedicação dela. Quem me conhece sabe que a minha segunda paixão, é o vôlei”.


A jovem tenista afirma que, se pudesse competir com um atleta da atualidade, gostaria de jogar contra Bia Haddad Maia, que é a melhor tenista brasileira. Segundo ela, seria um sonho mesmo.


Para ela, o tênis é a sua maior paixão e tem uma importância muito grande em sua vida. “Se não fosse por ele não teria chegado aonde cheguei na minha vida. Me sinto muito grata por todas as oportunidades e experiências que esse esporte me proporcionou e proporciona até o momento presente. Eu sou a pessoa que sou hoje graças a tudo que o tênis me ensinou”.


A Letícia foi contemplada com uma bolsa de estudos Bowling Green State University em Ohio, nos Estados Unidos e nos conta como tem sido essa experiência: “Vem sendo uma experiência maravilhosa e desafiadora. Foi um sonho que realizei de estudar e jogar em uma universidade americana. Tudo é muito diferente do que eu sempre fui acostumada. Aqui, o meu desempenho individual conta para o desempenho da minha equipe, então o jogo se torna mais desafiador, pois a vitória vem de um resultado da equipe e não só do individual. Mas, eu estou muito feliz aqui! Meu primeiro semestre foi muito bom e eu estou muito animada para o que está por vir ao longo desses 4 anos”.


Para ela, o apoio da Solus representa esperança de seguir a sua paixão pelo tênis: “Sem o apoio da Solus, eu não teria conquistado tudo o que conquistei na minha carreira tenística. O apoio da Solus foi essencial para o meu desenvolvimento enquanto atleta, pois foi assim que consegui arcar com despesas de treinamento, torneios e até mesmo o meu agente esportivo, que conseguiu a bolsa de estudos aqui nos Estados Unidos para mim. A Solus me apoia desde os meus 12 anos, então faz muitos anos que essa parceria existe. O David assistiu um vídeo nas redes sociais do meu pai que eu fiz divulgando uma vaquinha para arrecadar dinheiro, com o intuito de arcar com as despesas de uma viagem para disputar um dos maiores torneios infanto-juvenis da época. Ele se sensibilizou com a minha história e foi assim que a Solus começou a investir em mim e nos meus sonhos desde muito novinha”.


Letícia se sente profundamente grata por fazer parte do nosso time de atletas. Conheça também a história de Valdemir Máscara, um campeão do MMA!


Valdemir Máscara

Máscara revela o mistério sobre o seu nome artístico: “O meu apelido surgiu na academia, na época em que eu treinava Muay thai. Eu ia para o treino com uma máscara de compressão de ar que me ajudava a ter mais resistência física na luta. O meu professor me viu treinando com aquela máscara e começou a me chamar de máscara, já que o meu nome é um pouco complicado. Assim, o apelido pegou e pretendo levar para o resto da vida”.


Perguntamos para ele como o MMA passou a fazer parte da sua vida. “O MMA faz parte da minha vida desde criança porque eu sempre gostei de assistir na televisão. Mas, comecei a treinar aos 13 anos na escola que eu estava através de um projeto social. Ali, eu já comecei a sonhar em lutar profissionalmente MMA. Hoje, atuo como lutador de MMA profissional e pretendo seguir firme e forte nessa caminhada”.


Máscara conta quem foi a sua maior inspiração para seguir na carreira do MMA. “Eu gostava de assistir o Conor McGregor (lutador irlandês de artes marciais e MMA), ele já foi campeão em vários eventos, inclusive do UFC. Ele sabe muito bem vender a luta e eu me inspirei muito nele. Eu também adoraria subir no octógono e lutar com o McGregor e vencer. Outro oponente que eu adoraria lutar é o Volkanovski. Ele é da mesma categoria que eu (peso pena: categoria até 66kg) e atualmente é campeão nesta modalidade. Seria incrível lutar com ele e vencer”.


O atleta descreve como são as suas preparações físicas que antecedem os campeonatos: “Eu sempre estou em preparação para os campeonatos. Todos os dias preciso seguir uma dieta regrada, beber bastante água e sigo em média 3 a 4 treinos por dia. Então, precisa ser tudo muito regrado. Dois meses antes da luta, eu e minha equipe iniciamos uma preparação de treino para vencer o oponente estudando e lendo diversos livros sobre luta, por exemplo. Começamos a treinar em cima do tema para conseguir vencer da melhor forma possível, seguindo uma alimentação regrada e aumentando a ingestão de água. E, na última semana, reduzimos a água para conseguir perder peso e bater a pesagem na sexta-feira. Depois de tudo isso, consigo lutar no dia seguinte forte e dentro do peso ideal”.


Para controlar a ansiedade antes da luta, Máscara costuma ficar bem focado. Se mantém em silêncio quando chega no local do evento, pois geralmente as lutas são no período noturno, que tem o FIGHT principal e a última luta da noite. “Eu chego de noite no evento e já fico lá no vestiário, coloco o meu fone de ouvido e escuto as minhas músicas que me mantém no foco. Também penso no que eu vou fazer na luta e o quanto eu treinei, o meu esforço e dedicação para chegar até ali. Me resguardo e fico quietinho para me concentrar mais e depois entrar para guerra!”


Máscara destaca que hoje, o MMA significa a sua vida, é tudo para ele. O atleta se dedica 100% a isso e o esporte é muito importante para o seu sucesso e também para o futuro da sua família.


Para ele, o apoio da Solus é sinônimo de esperança e novas perspectivas: “A Solus significa tudo para eu continuar percorrendo esse grande sonho e alcançar grandes objetivos no MMA. A parceria com a Solus nasceu quando um amigo meu me convidou para conversar com o David. Então, a gente foi lá e fez uma reunião. Naquele dia, eu relatei que o apoio deles me ajudaria na carreira de lutador profissional, me possibilitando investir em melhores equipamentos, suplementação e alimentação adequada para minha dieta. Desta forma, entramos em um acordo e a Solus até hoje me patrocina e faz parte da minha vida e muitas conquistas”.


Agora que você conhece os atletas que a Solus apoia, é só ficar na torcida por eles e também acompanhar as novidades em nossos canais de comunicação. 


Siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram


Solus, juntos, podemos construir um futuro melhor! 

Compartilhe: