Buscar
  • Carolina Güez

Xô Aedes Aegypti...Previna-se.


Dengue, Zika e Chikungunya são vírus transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti, infectado. Os três podem trazer graves consequências quando entram em contato com os seres humanos.


Como é transmitido?

A transmissão dos vírus é feita pela fêmea. O ciclo começa no momento em que ela deposita seus ovos em recipientes com água, ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias.

Depois que a pessoa é picada pelo mosquito que transporta os vírus, ela demora entre três a 15 dias para manifestar os sintomas, sendo mais comum entre o quinto e sexto dia. No caso da chikungunya de dois a 12 dias (mais comum de cinco a seis dias) após a picada, e no Zika de três a 12 dias.


A prevenção é o melhor remédio.


É simples e rápido combater o Aedes aegypti, evite água acumulada,siga essas dicas: Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo. Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas. Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso. Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico. Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente. Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água. Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo. Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas. Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria. Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela. Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo. Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana. Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda. Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito. Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água. Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.



Fonte: www.dengue.org.br/mosquito_dengue


19 visualizações

Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2129 

Santa Catarina, Caxias do Sul - RS

95032-600

Tel: (54) 3066-1818

Transformando sonhos em obras de arte...

Todos os direitos reservados a Solus Incorporadora Ltda

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon